Dicas Para Concursos

Dicas para você se dar bem em Concursos

Todo ano temos vários concursos públicos na área de Engenharia no Brasil.  A carreira pública tem muitas vantagens como estabilidade, plano de carreira e diversos benefícios.

Para ingressar nesta carreira, basta se preparar adequadamente para fazer os exames. Aqui nesta página, vamos ensiná-lo a fazer um projeto e ter êxito na aprovação.

Abaixo um vídeo em que damos algumas dicas de preparação de concursos, comentamos a situação da Petrobras e anunciamos novos materiais no site. Assista o vídeo antes de prosseguir neste tutorial.

Pra começar, você pode acessar as páginas abaixo e incluí-las nos seus favoritos. Cesgranrio e Cespe são os dois principais órgãos,  responsáveis por cerca de 70% dos concursos na área de Engenharia no Brasil. Confira nos links quais concursos estão abertos no momento e quais estão previstos já em edital.

1 – CESPE

2 – CESGRANRIO

3 – Acheconcursos (concursos de engenharia)

Acreditamos que a metodologia de estudos da teoria compactada junto com a resolução de exercícios e verificação dos exercícios resolvidos é o caminho mais curto para a aprovação em concursos, pois é praticando que se ganha velocidade nas provas. É por isso que oferecemos materiais nesse formato para você ter o melhor rendimento e poder acessar tanto no papel como em seu dispositivo eletrônico preferido.

Seguem as melhores práticas para você ser bem sucedido nas provas:

Dicas:1a dica: Defina o campo de guerra. Identifique as carreiras e provas que você tem mais afinidade e chances. Faça uma busca de cargos públicos que tem haver com você através dos sites acima e do link de lista de provas de concursos anteriores disponibilizado neste site.

2a dica: Selecione o objetivo. Estude o edital dos cargos que você selecionou e confira se vale a pena. Veja as matérias, as cidades, a periodicidade deste concurso (se é a cada 2 anos ou todo ano) e as exigências (diploma, teste físico,etc.). Aqui está o link para um edital da Petrobrás do concurso de 2010.

3a dica: Se arme para a batalha. Adquira material didático “de qualidade” para as matérias do concurso escolhido. Pode ser apostilas, livros didáticos ou DVDs. Faça um curso (real ou virtual). O site Engenharia para Concursos disponibiliza diversos tipos de material como DVD´s , prova comentadas e, em breve, cursos interativos sobre diversas matérias. Além disso, somos professores e orientadores dispostos a ajudá-lo com dicas exclusivas através do nosso cadastro em banco de dados.

4a dica: Seja disciplinado e destemido. Estude sempre e não pare. Tenha um objetivo. Em geral, se seguir esta dica suas chances aumentam demais. Cerca de 90% dos inscritos não estudam. O resultado e a aprovação ocorre de 18 a 24 meses para quem segue este conselho. Tenha um plano de estudo como o do link exemplo de plano de estudos do site “Engenharia para Concursos”.

5a dica: Use a arma secreta. Esta dica é exclusiva deste site. Preste atenção! Existem diversos audiolivros no mercado. Você pode adquirir um de português, por exemplo e escutar no seu celular, mp4 ou no seu carro a caminho do trabalho, na academia, no ônibus, no metrô, na fila do banco, dos correios, na hora do almoço. Vale muito a pena. Aconselho a leitura do audiolivro “Como passar em provas e concursos” do juiz federal William Douglas. Esta obra engloba todos os pontos que envolvem concursos públicos, até como fazer provas.

6a dica: Conheça táticas. Leia os links a seguir que contém dicas úteis:

planejamento dos estudos
dicas de estudos
como passar em provas
52 dicas de concursos

7a dica: Treine sua pontaria. Faça exercícios, provas de concursos anteriores, simulados. Se matricule num concurso e faça provas reais. Não desanime com os primeiros resultados. Provavelmente, você não passará nos primeiros. Para jogar bem temos que ter ritmo de jogo.

 

 

FAQ – Perguntas e Respostas para Concursos Técnicos e de Engenharia Elétrica

Vale a pena estudar para concursos da petrobras?

Se vale… Este é um concurso que abre edital a cada 6 meses. Muito diferente de outros como Auditor da Receita Federal que abre a cada 3, 4 anos. Mesmo que você não passe de primeira, no semestre seguinte haverá, provavelmente, outro concurso para passar.

Onde obter informações sobre concursos anteriores?

No site www.cesgranrio.org.br tem as provas anteriores, editais, gabaritos e ementas. Entre lá e comece a estudar agora o cargo que irá concorrer daqui a 6 meses. O site PCIconcursos tem muitas provas de concursos anteriores de várias entidades.

Quais são as etapas do concurso da Petrobras?

O concurso de Engenheiro e Técnico é composto de duas provas: Conhecimentos Básicos(Português e Inglês e/ou matemática) e Conhecimentos Específicos. A prova de Conhecimentos Básicos é eliminatória, ou seja, você tem que acertar um mínimo de 50%, caso contrário é desclassificado. E a nota nesta prova é usada apenas para critério de desempate. Já a prova de Conhecimentos Específicos é eliminatória também, pois você tem que acertar um mínimo de 60%, e, além disso, a nota desta prova é classificatória, ou seja, as maiores notas nesta prova formarão o ranking de aprovados(incluindo vaga + cadastro reserva). Apesar de a parte de Conhecimentos Específicos ser a mais importante, não se deve esquecer Português e Inglês, pois, de nada adianta você tirar uma ótima nota na parte de Conhecimentos Específicos e não conseguir o mínimo em Conhecimentos Básicos.

Qual a nota mínima para ser aprovado?

Não há como prever a nota mínima para ser aprovado, em alguns casos, basta obter o mínimo e ser aprovado com 50% e 60% nas duas provas.

Fui classificado dentro das vagas do edital. O que fazer enquanto espero os telegramas?

Para quem ainda está trabalhando, é aconselhável a apenas pedir demissão quando receber o segundo telegrama convocando para a assinatura do contrato.
Para aqueles que não trabalham, além de descansar e aproveitar as férias, uma ótima dica e já ir se preparando para o curso de formação que é bastante difícil e é também uma etapa eliminatória.

Como é o curso de formação?

O curso de formação é realizado na Universidade Petrobras – RJ – ou em Salvador (para Engenheiro de Petróleo). Dependendo do cargo, dura de 4 a 12 meses. É necessário muito estudo e tirar notas superiores a 60% nas provas.

Todas as pessoas recebem o Adicional de Transferência?

Não, apenas àquelas cujo endereço de residência, que foi colocado no ato da inscrição para o concurso, estiver mais de 100 quilômetros distante do local de trabalho.

Passei num concurso nacional, qual cidade irei trabalhar?

Quando tiver faltando cerca de um mês para o final do curso de formação, serão apresentadas as vagas disponíveis nas diversas unidades de negócio no território nacional. Cada um irá escolher três opções e irá fazer uma entrevista com o gerente de cada uma das três localidades escolhidas. A decisão leva em conta a opinião do gerente e também a nota final que a pessoa obteve no curso.